STJ e CJF promovem IV Congresso Brasileiro de Saúde do Judiciári

STJ e CJF promovem IV Congresso Brasileiro de Saúde do Judiciário
Estão abertas as inscrições para o IV Congresso Brasileiro de Saúde do Judiciário, com o tema Saúde no Judiciário – Cenário Atual, Perspectivas e Realizações. São 350 vagas. O evento, promovido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), ocorrerá entre os dias de 6 e 8 de novembro. A abertura solene acontecerá no auditório externo do STJ, mas as atividades se iniciam no início da manhã do dia 6, no CJF. Podem participar profissionais de saúde do Poder Judiciário e também de recursos humanos vinculados aos serviços de saúde do Judiciário.

As inscrições para os interessados em apresentar temas livres acabam no dia 30 de setembro. O resumo deve ser enviado em arquivo eletrônico, produzido em editor de texto, para o endereço eletrônico stj.ivcongresso@stj.jus.br.

O e-mail deve conter as seguintes informações: nome dos autores, instituição judiciária, formação na área de saúde, cargo que exerce ou outra forma de vínculo, área de saúde em que atua e resumo do tema livre de no máximo três mil caracteres, incluindo espaços e sem tabelas ou gráficos. Os trabalhos passarão por uma seleção prévia da comissão científica, que os classificará para exposição oral ou pôster. É importante lembrar que pelo menos um dos autores deve estar inscrito no evento.

Para os interessados em participar sem a proposição de temas livres, o prazo de inscrição também vai até o dia 30 de setembro e pode ser feita aqui. A segunda etapa dessa pré-inscrição consiste no envio de e-mail para o endereço eletrônico stj.ivcongresso@stj.jus.br, contendo as informações complementares solicitadas na página do evento.

Durante o evento, serão realizadas mesas-redondas, palestras, conferências e apresentações de temas livres, programas e projetos, com o intuito de divulgar atividades e experiências nos serviços de saúde do Judiciário.

Polo de informação

O coordenador de Saúde Ocupacional e Prevenção do STJ, Andral Codeço Filho, que também é coordenador nacional do congresso, afirma que o objetivo é promover a criação de um polo para informação científica, integrando os serviços dos vários órgãos do Poder Judiciário.

“Você promove a saúde a partir do momento em que divulga, estimula e motiva o indivíduo a executar atos de bem-viver, focados na saúde e não na doença”, diz o coordenador. Além do STJ, outros tribunais também participam como membros da comissão organizadora do evento.

O congresso tem o objetivo de debater ações de saúde assistenciais, preventivas e periciais, estimular ações interdisciplinares relativas à saúde, divulgar experiências em projetos e trabalhos realizados e integrar os serviços de saúde dos diversos órgãos da Justiça.

O evento teve início no STJ, em 2007, com periodicidade bienal. Em 2009, foi realizado em Porto Alegre, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Depois foi a vez de São Paulo, no TRF da 3ª Região. Agora, em 2013, retorna ao STJ.